thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

SALMO 91: HÁ COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER

Se não tomar a decisão de estar sob a proteção de Deus e permitir que Ele trabalhe na sua vida, Ele não o forçará a estar sob a proteção dEle

“Aquele que habita no Esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará”. Para estarmos à sombra de alguém, naturalmente, precisamos estar bem perto deste alguém. Novamente, nesta parte do Salmo 91, nós entendemos a ideia de proximidade, comunhão. Porque a proteção que Deus oferece é para aqueles que têm comunhão com Ele.

Se Ele é onipresente, não estão todos sobre Sua sombra? Não necessariamente. Porque a pessoa precisa aceitar as condições dEle para tê-Lo em sua vida. É importante que o ser humano tenha entendimento sobre algo sagrado, que nem Deus interfere, que se chama: “própria vontade”. Quando você nasceu, você recebeu uma vontade própria e ela só vem se desenvolvendo desde criança. E quando a criança chega à adolescência, ela quer declarar a independência da sua vontade.

Deus criou os seres com vontade própria e Ele a respeita. Ele não Se impõe sobre ninguém. E muitas pessoas caem naquela pergunta famosa: “se Deus é bom e poderoso, por que Ele permite o mal no mundo?” Ora, parece uma pergunta inteligente, mas não é. Porque é incompatível você ter liberdade para fazer o que quiser e, ao mesmo tempo, ter um Deus que vai te proteger dessa liberdade. Ou Ele te dá liberdade ou Ele interfere na sua vida. Como as pessoas, normalmente, não querem a interferência de Deus (elas buscam a liberdade, que causa problemas em suas vidas e para outras pessoas), elas O rejeitam.

Deus só interfere na vida do ser humano quando Ele é convidado a fazê-lo. Então, se você quer estar “à sombra do Onipontente”, você tem que entregar a sua vontade para Ele, estar perto dEle de modo que Ele tenha acesso à sua vida. Em todos os momentos, não só quando você precisa de ajuda.

Quando você está junto de Deus, você descansa. Pode haver uma guerra ao redor, mas dentro de você ninguém vai conseguir tirar o que você tem. Aqueles que decidiram estar sob a “sombra do Onipotente” descansam. Eles têm paz e passam essa paz para outras pessoas. Não quer dizer que eles não tenham problemas, mas estão descansados.

O salmista decide chamar Deus de “Altíssimo”. Não há nada acima de Deus. Ele é o verdadeiro supremo. Porém, Deus pode fazer tudo, mas não pode contradizer a Si mesmo. Se Ele deu a liberdade, Ele não vai tirá-la. As pessoas vão para o inferno porque escolheram ir para lá ao rejeitarem a vontade de Deus.

Assista a mensagem completa no vídeo acima.

Leia também:

MERGULHE COMIGO NO SALMO 91

ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO vs. DESCAMPADO DO BAIXÍSSIMO

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso