Como retomar a autoridade que nos foi roubada

Entenda como Satanás usa seus servos para ocuparem os lugares de controle que Deus designou para Seus filhos

Imagem de capa - Como retomar a autoridade que nos foi roubada

“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas.” (Romanos 13:1).
Segundo o Bispo Renato Cardoso, encontramos neste texto bíblico um conflito: “se todas as autoridades foram instituídas por Deus e todas procedem dEle, por que há tantas que fazem o mal? Adolf Hitler foi instituído por Deus? É claro que não. A verdade é que, desde o princípio, Satanás tem se apoderado dos lugares de autoridade e colocado seus súditos neles para destruir as pessoas”.
Portanto, resume o bispo, “toda autoridade vem de Deus, mas nem todos os que estão em posição de autoridade foram colocados lá por Ele”. Para entender como isso acontece, temos de voltar ao início de tudo: “e disse Deus: façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra.” (Gênesis 1.26).
O Bispo Renato ainda adverte: “inicialmente, Deus deu toda a autoridade sobre a terra ao homem, mas esta autoridade estava sujeita à obediência da criatura ao Criador. Astutamente, Satanás, que até então tinha zero de autoridade sobre o homem e a Terra, tentou o ser humano a desobedecer a Deus. Assim, o homem, sem querer, transferiu aquela autoridade a Satanás — porque, como diz a Escritura, ‘somos servos daquele a quem obedecemos’ (Romanos 6.16). Ou seja, quem eu obedeço, se torna meu Senhor.”
Isso quer dizer que o controle das situações em que vivemos é de nossa responsabilidade, mas, quando entregamos a nossa autoridade nas mãos de pessoas que têm interesse somente na destruição, que corrompem indivíduos, passam por cima de valores familiares e influenciam toda a sociedade, não podemos reclamar da lamentável realidade que vemos todos os dias nos noticiários, bem perto de nós.
Há um ditado popular que diz: “quem cuida tem, mas quem não cuida fica sem”. Deus nos entregou a dádiva do Universo criado por Ele, mas, desde a época de Adão e Eva até hoje, desobedecemos às Suas leis e, consequentemente, vemos as desgraças que assolam o planeta.
Um dos retratos fiéis sobre abrir mão do controle dado pelo Criador é quando, nas eleições, o povo vota sem consciência nos seus representantes. Como afirmou o Bispo Renato, Adolf Hitler subiu ao poder não porque Deus o pôs lá, mas por que o povo, seduzido por suas promessas de prosperidade e tomado pela emoção de seus discursos inspiradores, entregou o poder a um dos maiores fanáticos da história da Humanidade, responsável pela desgraça de milhões de pessoas.
Esse engano cometido pelos alemães fez surgir uma realidade infernal para o mundo. E será que essa situação que aconteceu com o povo de lá é diferente da nossa, aqui no Brasil, quando colocamos no poder alguém que seja despreparado para tomar a direção de uma nação ou que diz apenas o que o povo gosta de ouvir? Será que é diferente ao deixarmos o Maligno entrar em nossas vidas pessoais e darmos a ele o controle das situações de “mão beijada” quando desobedecemos a Deus?
Como recuperar?
Então, o que podemos fazer para retomarmos a autoridade das mãos de Satanás? O Bispo Renato responde: “precisamos decidir viver em obediência às Palavras de Deus. Nosso Senhor já providenciou o caminho de volta através do Seu Filho: ‘[Ele foi] obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus O exaltou soberanamente e Lhe deu um Nome que é sobre todo o nome para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai’.” (Filipenses 2.8-11).
Por meio da obediência ao Senhor Jesus podemos retomar a autoridade que Deus nos deu. Satanás é colocado de volta debaixo de nossos pés. E, então, podemos cumprir aquele mandato original: governar bem a nossa vida, casa e nação.
* Com informações do Bispo Renato Cardoso

Congresso para o Sucesso 

Uma reunião que inspira novas ideias e traz motivação para superar desafios financeiros. Todas as segundas-feiras no Templo de Salomão em uma Universal mais próxima de você. Confira horários e endereços aqui

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel* / Foto: Fotolia