thumb do blog Bispo Macedo
thumb do blog Bispo Macedo

Voz que clama no deserto

Imagem de capa - Voz que clama no deserto



Eis aqui Eu envio Meu mensageiro diante de Tua face, o qual preparará Teu caminho. Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; Endireitai Suas veredas. Marcos 1.2-3
Esta é a primeira promessa do livro de Marcos e a única citação do Antigo Testamento. O livro de Marcos não é uma biografia da vida de Jesus, pois não entra em detalhes sobre Sua família ou carreira. Em vez disso concentra-se no que Ele fez, no Seu Poder e na diferença que Ele fez na vida das pessoas. Marcos não apresenta um Jesus de ensino, e sim um Jesus de ação.
Curiosamente, o livro é escrito no tempo presente, como se Marcos fosse um repórter e nós seus ouvintes. Como se nós estivéssemos ao vivo assistindo ao Senhor Jesus. Marcos quer transformar o leitor, em vez de informá-lo. Ele quer que o leitor conheça o Senhor Jesus não pelo Antigo Testamento ou por explicações, mas pelas coisas que Ele fez: libertação, curas, milagres e as vidas transformadas, inclusive de Seus discípulos.
No versículo acima, Marcos fala sobre João Batista ser um mensageiro enviado à frente de Jesus para preparar o Seu caminho. Nos tempos antigos, como os de hoje, sempre que um rei visitava uma cidade ou país, sua vinda era anunciada com antecedência e as pessoas respondiam com a reparação de estradas e comunidades para a tão esperada visita do rei. Isso era feito não só para tornar a viagem do rei mais confortável, mas também para dar-lhe a melhor impressão daquela cidade ou país. Três autores das Escrituras e um profeta proclamaram a vinda do Rei dos reis: Isaías, Malaquias, João Batista e Marcos.
Se queremos mais de Deus em nossas vidas, se queremos mais de Seu poder e Sua presença, o profeta Malaquias diz: “Aproximem-se de Deus e Ele se aproximará de você” Malaquias 3.7. Devemos não só preparar o caminho para Ele, mas também fazê-lo reto. Aproximando-nos dEle com os nossos pensamentos e atitudes, pela forma que vivemos nossas vidas e tomamos nossas decisões.
Quando colocamos Deus em primeiro lugar, estamos clamando por Sua Presença. À medida que trabalhamos para limpar nossas vidas e reparar o nosso comportamento para agradá-Lo, o Espírito Santo nos prepara para conhecermos Jesus por meio de sua Voz clamando no deserto.