Uma virada de ano como nenhuma outra

Em busca do Esconderijo do Altíssimo, milhares de pessoas participaram da Vigília da Virada em todo o Brasil. No Templo de Salomão, em São Paulo, foram mais de 15 mil

Imagem de capa - Uma virada de ano como nenhuma outra

Um encontro que reuniu milhares de vozes para agradecer por mais um ano de conquistas, lutas e talvez decepções, perdas e batalhas internas importantes, mas, sobretudo, por mais 12 meses guiados pela Presença Divina. Assim, muitos romperam o ano dedicando os primeiros minutos de 2024 ao Altíssimo na Vigília da Virada, que foi organizada pela Universal em todo o Brasil e contou ainda com a realização da Santa Ceia.

Em São Paulo, no Templo de Salomão, a partir das 21 horas, ocorreu o evento Templo in Concert, com apresentações que reuniram um grande público na Esplanada. A Vigília, que foi conduzida pelo Bispo Renato Cardoso, teve início às 22 horas.

Com o Santuário do Templo com a capacidade máxima de ocupação, a Esplanada se tornou sua extensão do evento e acolheu milhares de participantes. Ao todo, mais de 15 mil pessoas compareceram ao encontro, que também marcou o encerramento dos 12 domingos da Minha Família no Esconderijo do Altíssimo.

Muitas pessoas saíram de diversas partes de São Paulo e dos quatro cantos do País e do mundo para participar da Vigília. Foi o caso da social media Rocio Esmeralda Renderos, (foto abaixo) de 23 anos. Ela veio do Texas, um dos 50 Estados norte-americanos, e esteve pela primeira vez no Templo de Salomão. “No minuto que você entra no Templo de Salomão, você percebe muita paz. Parece que uma paz nos invade como nenhuma outra. A Presença de Deus realmente está aqui neste lugar”, disse. Além do encontro, Rocio também visitou o Jardim Bíblico e ficou impressionada com as lições extraídas a partir da observação das 12 oliveiras centenárias. “Sendo originárias do Uruguai, elas enfrentaram muita coisa ao serem transportadas para cá. Como elas, nós também passamos por muitas coisas, como tribulações e dificuldades, mas, se permanecermos firmes, qualquer situação torna nosso espírito mais forte. Deus realmente falou comigo naquele momento”, afirmou.

Rocio não estava sozinha, mas bem acompanhada por uma caravana que veio dos Estados Unidos especialmente para o encontro. A organização ficou por conta da União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos (Unigrejas), que está à frente do curso Mergulhando nos Caminhos da Fé. “É uma grande bênção estar aqui, algo que realmente é único. Foram quase 10 horas de voo para chegar ao Brasil, mas valeu a pena. Eu faria tudo de novo”, completou.

O ENCONTRO
Logo no início da reunião, o Bispo Renato convidou os participantes a refletirem sobre os livramentos dados por Deus a todos ao longo de 2023. “De quantas coisas Deus o livrou, coisas que você sabe e tantas que você nem sabe. De quantas coisas Ele o poupou e de quantas Ele o proveu? Sim, todos nós tivemos lutas, todos nós passamos dificuldades, desafios e situações inesperadas. Muitos de nós recebemos más notícias, enfrentamos o que não gostaríamos de ter enfrentado, mas Ele nos conduziu como prometeu – pelo vale da sombra da morte – e não deixou que nada nos faltasse”, disse em oração.

FELIZ EM 2024?
Como ser feliz de verdade em 2024 e para sempre? Essa foi a pergunta deixada aos participantes e devidamente respondida.

“Não é o ano que tem que ser feliz: é a sua vida que tem que ser feliz. É você. O ano é indiferente; é uma coisa inanimada. Você que tem que encontrar o verdadeiro caminho para a felicidade. Falar ‘Feliz Ano-Novo’ ou ouvir isso não faz diferença: é uma cortesia de expressão de sentimento, de desejo, mas não muda nada”, afirmou o Bispo. Então, como alcançar o que se deseja?

A Bíblia responde com as bem-aventuranças no primeiro sermão do Senhor Jesus. Ao todo, nove foram descritas em Mateus 5.1-2. Vale ressaltar que a palavra bem-aventurança, farta em sinônimos, significa feliz, afortunado, recipiente de favor Divino.

“Ou seja, há nove segredos, nove caminhos que conduzem à felicidade verdadeira”, enfatizou o Bispo. Contudo o Senhor Jesus falou de uma vida abençoada de uma forma inesperada, descrita em Mateus 5.3-6. O Bispo reiterou que o Senhor Jesus, neste sermão, contradisse tudo que “as pessoas esperam como sendo um caminho para a felicidade e mostrou que, na verdade, se você seguir o caminho do mundo acabará infeliz”. Em seguida, ele alertou para um erro comum: “você atribui a felicidade a coisas que não trarão exatamente o que você quer. Às vezes, mesmo conquistando-as, você continua infeliz. As pessoas acreditam piamente que serão felizes se tiverem mais dinheiro, poder e liberdade para curtir a vida. Assim, muitas estão buscando a felicidade no lugar errado e da forma errada”.

O Bispo ainda destacou a importância da palavra “crer”, em uma reflexão feita com base em Lucas 1.45-49, que narra o momento que Maria soube que seria mãe do Senhor Jesus. “Quando Maria ouviu a Palavra de Deus, ela creu. A felicidade começa com você crendo na Palavra de Deus”, disse, acrescentando que a Universal fará um estudo de cada bem-aventurança aos domingos.

Nos minutos finais de 2023, foi realizada a Santa Ceia, cerimônia que representa a consolidação da Aliança dos participantes com Deus. Por fim, os presentes deram as boas-vindas ao novo ano ao som do hino Maranata, que expressa o desejo pela volta do Senhor.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Guilherme Branco e cedidas