Cantora é vítima de “body shaming” por ganhar peso e mudar a cor do cabelo

Entenda o que é esse tipo de comportamento que ataca com críticas ofensivas algum aspecto no corpo ou no visual de uma pessoa

Imagem de capa - Cantora é vítima de “body shaming” por ganhar peso e mudar a cor do cabelo

Vergonha do corpo. Em tradução literal, é isso que significa uma expressão em inglês usada para identificar ataques que criticam algum aspecto no corpo ou no visual de uma pessoa. O body shaming vem acontecendo com frequência principalmente entre celebridades, devido à exposição que estão sujeitas na mídia (mas, também acontece com pessoas comuns, por causa do uso constante das redes sociais).

Recentemente, a cantora norte-americana Lana Del Rey, de 35 anos, foi alvo de ataques por causa de seu novo visual. Ela ganhou peso e mudou a cor dos cabelos (para o loiro). Comentários como “envelheceu 30 anos”, “vai precisar ir à academia”, “tá ficando gorda” e “ridícula” são alguns dos exemplos das ofensas gratuitas que foram disseminadas nas redes sociais contra a cantora.

Claro que houve também comentários positivos, de incentivo e elogios à Lana que, recentemente, afirmou sofrer de ansiedade, em entrevista a uma revista britânica.

Entretanto, o que ainda surpreende negativamente é como alguns indivíduos podem atacar inapropriada e gratuitamente alguém, seja uma celebridade ou um anônimo. Isso, ao fazer críticas a aspectos físicos, irrelevantes à personalidade ou ao talento da outra pessoa.

Olhos da sociedade x beleza interior

O body shaming é uma prática ofensiva que faz com que a vítima se sinta humilhada pela aparência que tem. Mas, por que muitas pessoas se encontram desconfortáveis e desgostosas com a própria imagem? Ou com a imagem do outro a ponto de querer ofendê-lo? Isso também acontece porque estão enxergando com os “olhos da sociedade”, que buscam por um padrão de beleza estético que encobre a beleza interior de cada pessoa.

“A cobrança por uma boa aparência sempre existiu, mas a sociedade atualmente mede as pessoas, cada vez mais, pela sua imagem. Logo, um sofrimento psicológico se instalou no mundo feminino, porque o padrão de beleza está tão alto, que nem as mulheres mais bonitas o realizam. Nenhum problema em se cuidar (…), mas no mundo espiritual, a beleza não é fundamental. Cultivar exageradamente a beleza pode abrir uma porta para o pecado da vaidade, que lá na frente nos condenará”, diz a escritora Núbia Siqueira, em texto publicado em sua coluna.

Todos devem aprender a lidar bem com as mudanças e focar em investir na beleza interior. “A vaidade é pecado, tanto quanto o relaxamento e a preguiça (…) quem anda na fé tem equilíbrio em tudo, e discerne o que convém do que não convém”, conclui a escritora.

Conheça o Godllywood

Ser mulher é um desafio. Pois, seja no trabalho ou em casa, ela tem de lidar com tarefas diferentes todos dias e carrega grandes responsabilidades. Muitas ainda têm de enfrentar a pressão para ter um corpo perfeito, uma vida irretocável e um ego amaciado. Todavia, diante de tanta cobrança, muitas acabam se esquecendo do principal: o interior.

Você quer aprender a cuidar da sua beleza interior? Conheça o grupo Godllywood que visa resgatar a essência da mulher, para que se torne referência em todas as áreas de sua vida. Acesse a página e obtenha mais informações. Acompanhe as postagens e as transmissões ao vivo na página oficial no Instagram: @godllywoodoficial.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Getty Images e Reprodução Instagram