thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

QUEM PEDIU SUA OPINIÃO?

Existe uma grande diferença entre conselho e opinião, um te ajuda o outro te atrapalha. Decida qual você vai seguir e ouvir!

O livro de Jó nos traz inúmeras lições. Vale a pena meditar na história de Jó. E alguns personagens desse livro são os 3 amigos dele, que se apresentaram no meio da tragédia de Jó, quando ele perdeu tudo (menos a vida e a esposa).

Ele estava no pior momento de sua vida. Então, esses vieram para “consolá-lo” (porque, na verdade, não houve consolo, houve julgamento, opiniões). O mais novo deles disse: “Também eu responderei pela minha parte; também eu declararei a minha opinião” (Jó 32:17). Então, ele deixa claro que estava declarando a sua opinião sobre o que estava acontecendo com Jó. Falaram para Jó que tudo o que ele estava enfrentando de problemas era por causa de um pecado, mas não era, porque nós sabemos o real motivo por meio da história. Cada um tinha uma opinião e nenhum deles, de fato, conseguiu ajudá-lo (pelo contrário, eles pecaram, de modo que, no final, Deus orienta Jó a orar pelos amigos para que eles fossem perdoados).

E este livro nos faz pensar sobre quantas pessoas estão prontas para declarar a opinião sobre tudo nesta vida. Todos nós temos essa tendência, pensamos que somos críticos em um programa de resenhas. E, infelizmente, muitas pessoas ficam cativas das opiniões dos outros. Por exemplo: a pessoa vai casar e não está certa do namorado e pergunta para a amiga: “o que você acha dele?” Mas não é ela quem vai casar com ele. É que a pessoa está insegura e quer um reforço.

É claro que conselhos são importantes, mas você deve buscá-los em que realmente sabe sobre aquele assunto. Mas, mesmo assim, você tem que saber que a fé é diferente de opinião. As pessoas têm opiniões, mas Deus tem a palavra certa (ela não muda). Então, se você quer certeza, você não tem que ficar buscando a opinião dos outros. Nas redes sociais, nós temos um grande balcão de opiniões. “Eu quero saber o que o blogueiro fala, o que o rapaz do podcast fala, o que o Pastor A, B ou C fala”. E sempre tem uma voz contrária.

Se você é jovem e tem pai ou mãe, eles lhe dão conselhos e você tem que ouvir. “Conselhos” é diferente de “opiniões”. Você está aprendendo com alguém mais maduro ou capaz. Receber a sabedoria dos mais velhos é inteligência. Eu não estou falando que você não deve fazer isso, pois muitos jovens se poupariam de problemas caso ouvissem os conselhos dos pais. Você deve ouvir pessoas que te amam, que não possuem o interesse em lhe enganar. Mas você não deve ficar ouvindo o que o fulano diz, o que ciclano diz.

Se alguém pedir a sua opinião, você dá. Mas se ninguém pedir, não seja esta pessoa que está a ponto de explodir se não abrir a boca para opinar sobre um assunto. E cuidado com a sua dependência da opinião dos demais. Deus vai lhe guiar. A Palavra de Deus vai falar com você. Ele vai lhe orientar sobre o que você tem que fazer.

Pergunte a Deus: “faço A, faço B ou não faço nenhum?” Pergunte a Deus. Peça a direção dEle. Mas Deus só fala com quem tem ouvidos para ouvir.

Pense sobre isto por meio do vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso