Fé e conhecimento: coloque suas habilidades à disposição de Deus

O relacionamento com o Altíssimo também exige atitudes de fé e melhorias. Entenda

Todos os que creem na Palavra de Deus entendem que o ser humano depende dEle, como exemplifica a passagem de João 3.27: “O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu”.

Ocorre, porém, que muitos se acomodam esperando que tudo que querem e precisam venha da parte de Deus. Eles se esquecem que entre Ele e o homem deve haver uma parceria, na qual cada um tem sua responsabilidade e parcela de atitudes. Em seu blog, o Bispo Júlio Freitas aborda o assunto e questiona: “qual foi a última vez que você estudou sobre algo? E não estou falando sobre ir a uma escola, fazer um curso ou frequentar uma universidade. Quando foi a última vez que você desenvolveu uma nova habilidade que o ajude como filho, como esposo, como amigo, como servo de Deus, funcionário ou patrão?”

Conforme explica o Bispo, Deus age a partir e conforme a fé e a atitude de cada um. Portanto, a melhora e o crescimento de cada pessoa dependem dela mesma. “Por incrível que pareça, mesmo com tanta tecnologia, tanta informação e tanta distração, o ser humano tem se tornado preguiçoso. Preguiçoso para aprender, evoluir e se tornar mais útil e realizado”, afirma o Bispo.

A pessoa acomodada, ao mesmo tempo que deixa de conquistar (ou mesmo ter) suas metas, também deixa de fortalecer sua fé.

Movimento constante
Ao mesmo tempo que existem essas pessoas que “esperam tudo cair do céu”, também existem as que estão em ininterrupto movimento. “Os melhores cidadãos em todo o mundo estão em constante evolução. Estão a cada dia aprendendo uma nova habilidade para mudar a si e ajudar o próximo”, relata o Bispo. Como exemplo, ele fala do rei bíblico Davi, que desde quando era pastor de ovelhas procurava ser o melhor que podia e colocar o seu melhor à disposição de Deus: “Davi era um excelente pastor. Quando enfrentou Golias, Deus contou com o que ele tinha no seu íntimo – fé, coragem e confiança no Altíssimo –, mas também com o que ele se disponibilizou em buscar e escolher no ribeiro: as cinco pedras nas mãos. As pedras e sua habilidade em atirá-las foram o que Davi tinha à disposição do Altíssimo.”

Davi não era um guerreiro nem tinha habilidade para ser. Ele nem sequer sabia como andar com uma armadura ou manusear uma espada, mas ofereceu a Deus tudo que tinha e agiu. “Deus usa nossas habilidades para cumprir Suas vontades, mas, para que Ele possa nos usar, precisamos nos colocar à Sua disposição quando começamos a desenvolver novas habilidades. Contudo devemos ter em mente que nossas habilidades serão para glorificar a Deus, como o apóstolo Paulo nos ensinou”, completa o Bispo Júlio.

Se aprimorando
Para realmente evoluir, a pessoa deve sempre buscar conhecimento. “Nós, enquanto cristãos, vivemos pela fé e confiamos nossas vidas, decisões e nosso futuro nas Mãos de Deus. Contudo nossa fé também deve estar aliada à inteligência e devemos fazer o que Deus não fará: a nossa parte. E esta envolve crer, confiar, mas também nos melhorar no que for necessário”, orienta o Bispo.

Segundo ele, “não é difícil encontrar, dentro da Igreja, pessoas que dizem confiar em Deus, mas vivem paradas no tempo, sem se aprimorar ou buscar aprender coisas novas”. Essas pessoas estão perdendo diversas oportunidades de glorificar o nome de Deus, pois deixam de alcançar suas metas. Quem vê de fora pode não entender que Deus fez a parte dEle, mas o homem não.

“Quem está apto para apreender, está apto para desenvolver, crescer. Já os que pensam que não precisam se aprimorar, ficam parados no tempo e ultrapassados”, diz o Bispo. Ele ainda salienta o quão relevante é usar as habilidades que temos para sermos melhores com as pessoas e com Deus: “quando você aprendeu algo novo que abençoaria sua vida e a de outras pessoas? Talvez você esteja lendo este texto e pensando nas inúmeras coisas que gostaria de aprender, seja um idioma, seja um curso ou aprimorar suas habilidades com decoração, culinária ou começar uma faculdade. O que o impede de aprender algo novo?”

Melhorias com Deus
Procurar conhecimentos humanos é importante. Porém, mais importante é, diariamente, melhorar o seu relacionamento com Deus. “O maior conhecimento que se deve buscar é o que vem do Alto. Aprimore sua relação com o Altíssimo, busque conhecê-Lo de verdade. Nossos conhecimentos terrenos não devem estar acima da nossa relação com Deus”, conclui o Bispo. A principal ferramenta para adquirir esse conhecimento é a própria Bíblia. Ainda neste ano, adquira o hábito de lê-La e meditar no que Ela está lhe dizendo. Você também pode usar conteúdos de apoio, como livros e palestras edificantes. Não deixe para depois o aperfeiçoamento que você deve ter hoje.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Fotos: getty images e reprodução