Que tipo de servo você é?

Um relacionamento que vai muito além da fidelidade

Imagem de capa - Que tipo de servo você é?

Em diversas passagens, a Bíblia nos traz exemplos da relação entre o senhor e o servo para caracterizar o relacionamento entre Deus e o homem. Deus, nosso Pai, Criador e Protetor, nos concede todas as coisas, mas em troca nos deixa como missão servi-Lo e aceitá-Lo como Senhor, cumprindo Sua vontade. Uma relação em que o amor é o elo fundamental. O amor dEle por nós não tem medidas, se fizermos a sua vontade mais do que servos seremos seus amigos.

No livro O Senhor e o Servo, o autor, o Bispo Edir Macedo, explica como era a relação entre servos e senhores desde a Antiguidade e faz um comparativo com a vida cristã.

Compra

Os servos eram adquiridos por um determinado valor. Jesus Cristo também nos comprou. Não com dinheiro, mas com o próprio Sangue.

Nascimento

Filhos de escravos também se tornavam servos. O mesmo deve acontecer com os filhos dos que servem a Deus.

Restituição

Se um ladrão não conseguisse restituir um roubo, ele seria vendido como escravo para pagar pelos danos. O ser humano não conseguiria pagar a dívida que tem pelos seus pecados a não ser entregando sua vida a Jesus.

Autovenda

Uma pessoa podia se escravizar voluntariamente para fugir da miséria. Hoje muitas pessoas servem a Deus para escapar de sua vida miserável.

O caráter de um servo

Quando um servo era adquirido não tinha direitos, mas obrigações com o seu senhor. O servo bom fazia além do que lhe era confiado, ele tinha amor, dedicação e colocava toda sua força a serviço de seu senhor. “Devemos entender que o servo bom é aquele que manifesta um caráter idêntico ao do Senhor. Muitas vezes, o servo mostra fidelidade na sua vida e pensa que isso já é o bastante. Alguns apresentam uma fidelidade tão marcante e tão forte que chegam a pensar que seus deslizes de conduta são justificados”, afirma o Bispo Edir Macedo. Ele também nos lembra que não basta ser fiel e que devemos ter o caráter de Cristo.

O cristão que nasce do Espírito Santo automaticamente tem consciência do que é ser servo, de que deve estar ao lado de Seu Senhor não apenas pelo que irá comer, mas por tudo que terá na Vida Eterna. “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque Deus, o pai, o confirmou com seu selo.” (João 6.27).

Ser servo não é apenas servir, mas pertencer, pois tudo o que o servo possui é “emprestado” pelo seu Senhor. Essa é a ideia de ser cristão e servo de Deus. Tudo o que está em nossas mãos é um empréstimo.

O vencedor

Para o autor, um servo vencedor é aquele que tudo suporta; é aquele que guarda a sua fé até o seu encontro com Cristo. “A Bíblia mostra o grande contraste entre o servo carnal e o espiritual. Aquele que é dominado pela vontade própria, pela concupiscência de seus olhos, enfim, inclinado a satisfazer a si mesmo, acima de tudo, enquanto este, o que é dirigido pelo Espírito Santo, vive desejoso por agradar ao seu Senhor”, afirma o Bispo Edir Macedo.

imagem do author
Colaborador

Por Katherine Rivas/ Foto: Fotolia e Divulgação