Universal Inglaterra arrecadou 2,5 toneladas de donativos que já foram entregues a ucranianos

Ucrânia sofre com a invasão pela Rússia desde o final do mês de fevereiro deste ano

A Universal na Inglaterra realizou recentemente uma arrecadação de 2,5 toneladas de donativos (alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene pessoal, bem como artigos para bebês, pilhas, entre outros) para entregar aos cidadãos dentro do território da Ucrânia. A saber, o país sofre com a invasão pela Rússia desde o final do mês de fevereiro deste ano.

Entenda a importância disso:

O Pastor David Nzuruba, responsável pelo trabalho social na Inglaterra, entendeu a necessidade de levar ajuda também aos cidadãos que se encontram dentro da Ucrânia. Pois, as doações de todo tipo de donativos acabam se concentrando nas regiões de fronteira onde estão os refugiados.

E, em contato com um voluntário em Lviv — cidade ao oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia e muito castigada pela guerra —  conseguiu que este intermediasse o encontro com outros voluntários de instituições que recebem as doações em um galpão localizado em Radymno, cidade da Polônia na fronteira com a Ucrânia, e distribuem aos cidadãos ucranianos.

Como aconteceu:

A viagem de ida e volta durou cerca de uma semana e aconteceu na segunda quinzena de março. Eles seguiram por Londres (capital da Inglaterra) e de balsa foram até Calais, na França, onde pararam para dormir. No dia seguinte, passaram por três países: Bélgica, Holanda e Alemanha. Mais um dia e chegaram à Polônia, onde pernoitaram na cidade de Wroclaw e, pela manhã, seguiram atravessando todo o sul do país até alcançar a cidade de Radymno.

Nesta cidade, onde também se encontram muitos refugiados ucranianos, eles descarregaram as doações que seguiram para Lviv bem como outras cidades da Ucrânia. Além disso, naquela mesma noite, visitaram o maior campo de refugiados na Polônia, em Medyka (na fronteira). A ação se repetiu no dia seguinte, antes de retornarem à Inglaterra (confira no vídeo abaixo).

Palavra de quem participou:

A operadora de câmera e tradutora (polonês) Joanna Najdrowska, o produtor e repórter Fernando Campos e o coordenador de transporte Claudemir Ferreira acompanharam a ação.

  • “Para mim foi uma experiência única e muito importante fazer parte deste projeto. Vendo os refugiados fugindo de seu próprio país e sem lugar para ficar, eles precisam de ajuda. E, ainda mais aqueles que ainda se encontram dentro do país”, comentou Joanna.
  • “Ver com os próprios olhos aquelas pessoas chegando ao campo de refugiados na Polônia foi chocante e um momento de reflexão. Mas, a sensação de ajudar pessoas ainda dentro do país, na Ucrânia, num momento tão difícil foi satisfatória”, relatou Fernando.

Ademais, assista ao vídeo produzido especialmente pela equipe durante esta ação, com depoimentos do Bispo James Marques, responsável pelo trabalho da Universal na Inglaterra e do Pastor David Nzuruba:

(*) Com informações da Universal na Inglaterra

imagem do author
Colaborador

Michele Roza(*) / Fotos: Cedidas