Você tem dado importância para a leitura e a meditação na Palavra de Deus?

Entenda a necessidade de adquirir o hábito da leitura de livros cristãos e da meditação nas Escrituras Sagradas, ainda neste ano, que melhorarão sua vida

Imagem de capa - Você tem dado importância para a leitura e a meditação  na Palavra de Deus?

A Bíblia é o livro com mais cópias impressas da História, segue como o mais vendido em todo o mundo e foi traduzida para quase todos os idiomas. Milhões de pessoas têm uma guardada na gaveta ou aberta em um móvel da casa. Contudo isso não é o suficiente. É preciso usar corretamente a Bíblia, meditar nos ensinamentos que Ela transmite e colocá-los em prática.

Muitos oram e vão à igreja, mas não têm o hábito de ler a Bíblia. Com acesso à tecnologia, literalmente, ao alcance das mãos, muitos optam pela leitura por meio de um aplicativo de celular, mas é bem provável que uma notificação ou outra chame a atenção deles, interrompa a concentração e a meditação fique de lado. Nada contra a facilidade oferecida pelos aplicativos, mas, além das distrações, o usuário se desacostuma do manuseio do livro físico e desenvolve diversas dificuldades, como, por exemplo, de encontrar um livro específico da Bíblia.

Leitura: exercício fundamental para a fé

“Lâmpada para os meus pés é Tua Palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmos 119.105). Esta passagem nos desperta para o fato de o mundo ser cheio de trevas e de que, quando alguém anda na escuridão, corre riscos de tropeçar, mas, se há luz para enxergar, seus passos são firmes e sua caminhada é segura.

A Palavra de Deus é essa lâmpada/luz para nos guiar e para iluminar nossos pensamentos. Ela nós dá auxílio e discernimento para tomar decisões que evitarão tropeços e quedas. Quem medita na Palavra de Deus e A obedece tem sua Fé fortalecida, porém, os que desprezam Seus conselhos, além de sofrimento, correm o risco de perder a Salvação.

Os conselhos humanos falham e muitos buscam toda sorte de adivinhações, em vez de confiar seu presente e futuro na infalível Palavra de Deus, mas já se sabe que para alcançar uma vida excelente e de superações pessoais é necessário priorizar o relacionamento com Deus e uma das maneiras de fazer isso é compreender e praticar as Sagradas Escrituras.

Em seu blog, o Bispo Júlio Freitas cita a instrução deixada pelo Próprio Deus para Josué, que ficou responsável por suceder Moisés na liderança do povo hebreu: “Não se aparte da tua boca o Livro desta Lei; antes medita nEle dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nEle está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido” (Josué 1.8).

O Bispo explica que a meditação na Palavra de Deus é tão fundamental para o fortalecimento do espírito quanto a oração e que por meio da Fé no que está escrito superamos as adversidades e alcançamos nossos objetivos, encontramos paz, segurança e orientação para a nossa vida em todos os sentidos.

O Bispo destaca ainda que “meditar não é apenas ler, mas refletir sobre as instruções reveladas pelo Espírito Santo e aplicá-las no dia a dia. É também por meio do relacionamento com as Escrituras que nós conhecemos os pensamentos de Deus e Suas Vontades em relação a todos os aspectos da vida humana. E, à medida que meditamos na Palavra dEle, passamos a ser guiados por esta fé genuína e, assim, não faremos más escolhas, pois saberemos a direção certa a seguir”.

A leitura nos possibilita obter novos conhecimentos, enriquece nosso vocabulário e amplia nossa visão. Ao ler, adquirimos conhecimento a partir da óptica do autor e, no caso da Bíblia, o Autor é o próprio Criador do mundo.

Além da Bíblia, estreitamos nossa relação com Deus ao ler livros que a tenham como base, como Eis-me Aqui, Senhor!, escrito pelo Bispo Edir Macedo. Livros como este servem de apoio para a compreensão de algumas passagens bíblicas. A Bíblia é insubstituível, mas autores guiados por Deus podem ajudar os leitores a fortalecerem sua fé.

Invista em sua comunhão com Deus
Como destacado aqui, a leitura e obediência à Palavra de Deus são fundamentais para quem deseja desfrutar de uma vida com o Altíssimo. Para isso vale qualquer esforço, como, por exemplo, acordar mais cedo para dedicar os primeiros minutos do seu dia à meditação. Você verá que seu dia será abençoado com o devocional fazendo parte dele. Também não esqueça de orar antes pedindo a Deus que fale com você e que guie seus pensamentos com entendimento e discernimento. Aproveite este ano para desenvolver o hábito de ler conteúdos que fortaleçam sua fé.

Jejum da Alegria Completa

Sabendo da necessidade de santidade a Deus em um mundo que, a cada dia, parece mais maligno, a Universal iniciará em breve o Jejum da Alegria Completa. Será um período em que os participapantes se dedicarão à aproximação com Deus.

A campanha tem base bíblica no propósito feito por Daniel (Daniel 10) quando, durante 21 dias, ele fez um jejum para se aproximar de Deus e alcançar favor e sabedoria. Daniel se privou de alimentos que para ele eram prazerosos para poder se concentrar no fortalecimento da sua relação com Deus. Da mesma forma, os participantes do Jejum abrirão mão de seus desejos e prazeres mundanos para se dedicar ao que Deus deseja.

Durante o jejum, a leitura da Bíblia é fundamental e o contato com outros materiais de apoio que alimentam a fé, como livros, filmes e novelas cristãs, também é importante.

A campanha nos lembra que a Alegria Completa só pode ser alcançada com o Espírito Santo e ocorrerá entre os dias 11/4 e 1o./5.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: getty images