thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

PLANOS E FOCO: ATÉ LEVAR UMA NO QUEIXO

Entenda a importância de ter um alvo na sua vida, porque planos mudam e se frustram, mas um alvo digno você não pode abrir mão, pois vai te manter sempre de pé, até o fim

O seu foco precisa ser fixo e claro. Os planos, sempre que possível, tenha-os, mas esteja preparado para abrir mão deles.

Deixe-me explicar: muitas pessoas ficam frustradas porque os planos não acontecem como elas esperavam. Existe em nós um certo desejo de projetar. E isso vem de Deus, que sabe o presente, o passado e o futuro; que projeta, que já sabe todas as coisas.

As profecias são planos, coisas que Deus já determinou. A diferença é que Ele é Deus. O que Ele planeja não volta atrás, queira você ou não. Ninguém vai conseguir impedir os planos de Deus, que são imutáveis. Ninguém pode dizer: “eu vou estragar os planos de Deus”. Até satanás pensa que, às vezes, pode barrar os planos de Deus e, quando ele menos espera, está contribuindo com os planos de Deus.

Às vezes, os nossos sonhos e projetos conseguem ser realizados (porém, às vezes, não). Mas o que acontece é que quando os nossos planos não se realizam do jeito que queríamos, a tendência do ser humano é ficar triste, há perda da vontade de lutar. Então, muitos pais ficam frustrados com os filhos, muitos filhos ficam frustrados com os pais. As pessoas pensam: “com tal idade vou me casar e tal idade vou ter isso”. E as datas começam a passar e elas vão ficando revoltadas, ansiosas, tristes, desanimam da vida.

Então, há pessoas com depressão, tomando remédios, porque os seus planos não se realizaram. Elas não entendem a diferença entre “plano” e “foco”. “Planos” são maleáveis. Um dos maiores lutadores de boxe de todos os tempos, o Mike Tyson, certa vez disse: “todo mundo tem um plano, até levar uma no queixo”. Ele se referia a quando ele e outros entravam no ringue e tinham um plano de luta, mas ao levarem no queixo, ia tudo para baixo. Assim é a vida. Você leva no queixo e se pergunta: “e agora?” E agora é tentar ficar de pé. Senão, você leva uma no queixo e é nocauteado.

A vida nos prepara surpresas, então, o importante é ter foco (isso é mais importante do que ter planos, porque o foco não pode mudar).

Por exemplo: você tem conhecimento da Salvação da sua alma. Qual tem que ser o seu foco? Não tem que ser comprar um carro novo ou “eu quero me casar com aquela pessoa e não serve mais ninguém”. O seu foco tem que ser o Céu, acima de tudo.

Paulo falou um texto muito conhecido, mas muitas pessoas não entendem o que ele explicou: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus” (Filipenses 3:12).”… prossigo para para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:14).

“Não que já tenha alcançado”. Ele reconhece as imperfeições, que ainda não tinha o que queria. “Prossigo para o alvo” (foco). Ele falava do alvo como “Salvação”, “alcançar o Céu”.

Se você analisar a vida de Paulo nas Escrituras, você verá que certos planos dele não foram concretizados, mas ele não errou o alvo. E o mais importante: ele se manteve no plano de Deus. Porque ele teve foco. No caminho, ele teve inimigos, distrações, muitas coisas para desviá-lo, mas ele não perdeu o foco.

Se você estiver com o foco em Deus, o que você faz hoje vai ser influenciado por este alvo. O que eu faço hoje tem que me levar para mais próximo desse alvo e não para longe. Planos mudam. Muitas vezes, eles nos atrapalham, porque ficamos engessados. Não importa quantas vezes o seu plano fracasse, se você tem um alvo, você vai ter forças.

Quer dizer que você não terá planos? Tenha-os, mas não fique “casado” com os seus planos. Tenha planos, mas se levar um soco no queixo, lembre-se do alvo. Prossiga para o alvo.

Pense a respeito e confira a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso